terça-feira, 8 de maio de 2018

Espaço Retrô apresenta II Geração Rock Retrô Fest

Um espaço super simpático e bem roqueiro já perdura em Niterói. É o Espaço Retrô, no Centro, pilotado pelas empresárias Lu Feijó e Rosângela Comunale. Já é tradicional o evento “Sextas do Rock”, onde bandas ainda sem muita experiência surgem para tocar e começar a fazer carreira.
O evento tem apoio do programa Arariboia Rock News transmitido pela rádio web Planet Rock, e do selo fonográfico Astronauta Music. Segundo a equipe organizadora, a idéia surgiu espontaneamente devido à procura de bandas independentes por locais de apresentação em Niterói – cidade conhecida pela sua tradição no rock nacional.



Para quem tem pouca idade, não pesquisou ou não lembra a Rádio Fluminense FM (Maldita), um ícone da época do dial e que lançou modas (como as locutoras femininas de linguajar despojado, por exemplo) foi criada e desenvolvida em Niterói – servindo de inspiração para outras, como a Ipanema FM, no Rio Grande do Sul. A Flu FM deu voz às bandas de rock e pop dos anos 80 antes delas estourarem nacionalmente. Passaram pelo dial da 94.9 as fitas demonstrativas de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, Fellini, Mercenárias, A Mosca, Saara Saara, Urge, Finis Africae, Zero e Plebe Rude. Só para citar algumas.

Também em Niterói rolavam shows em projetos como Barca das Sete – com artistas se apresentando dentro das barcas – e em casas de shows pioneiras que entraram pra história da cidade, como o Nó na Madeira e o Duerê, além do desativado Teatro Leopoldo Fróes, no Centro.

As inscrições se encerraram no último dia 30. Agora as etapas seletivas acontecem dias 18 e 19 de maio, com a participação de jurados que participam do meio musical – produtores, músicos e jornalistas. Estão todos convidados! Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3617-0871. O Espaço Retrô fica na Rua Marechal Deodoro, 63, Centro.




    Rosangela Comunale (esq) e Lucia Feijó, produtoras do evento.

Testemunhas do fim de uma Era

  Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) ...