terça-feira, 18 de julho de 2023

Testemunhas do fim de uma Era

 

Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura

Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) sobre o fim de uma era, acontecendo na nossa cara. Já não temos mais Erasmo Carlos, Gal Costa, Rita Lee, João Gilberto e agora, João Donato se foi. Eu sempre achei que as pessoas não são insubstituíveis, mas mal substituídas. E me parece que este é o ponto. Quem será que "ocupa este lugar"? 

O Brasil gosta muito de Rei Pelé, do futebol; Rainha Xuxa, dos baixinhos. A pessoa começa a virar uma celebridade indiscutível e logo ganha a alcunha de um Rei Roberto. Lamentável. 

Mas o que me fez refletir e seguir a linha de pensamento do Mauro foi justamente porque artistas são seres únicos. Mais ainda que nós, meros mortais ouvintes e fãs, que também somos únicos. Porém os artistas são únicos e eternos pra muita gente que se formou com a audição de quarenta, cinquenta anos de carreira, com discos, shows, livros e toda a obra daquele cantor ou banda.

Difícil saber aonde vamos parar após o fim da máquina de escrever!

Abaixo, na foto, Neuzinha Rivera se delicia com o vinil original do disco Feitiço (1978)

Testemunhas do fim de uma Era

  Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) ...