segunda-feira, 10 de maio de 2010

Olhar Flanador na Sala José Cândido de Carvalho

O fotógrafo Otto Vay inaugura mais uma exposição individual no dia 25 de maio, às 19 horas, na Sala José Cândido de Carvalho. Para esta mostra, o carioca radicado em Niterói, selecionou 16 quadros de fotografias coloridas nos tamanhos 60 x 60 cm e 45 x 30 cm. No intuito de mostrar a vasta gama de pesquisas realizadas nos últimos dois anos, que vão de macrofotografias a paisagens, o artista faz uma exposição sem tema único e cujo título, "Olhar Flanador", resume o exercício de andar observando diversas cenas que nos cercam no cotidiano. As cores fortes captadas em suas fotografias retratam o otimismo de Otto diante das perspectivas, depois de mais de 20 anos de carreira nos quais produziu para clientes ou para seu bel-prazer, agora que finalmente optou por levar a público seu trabalho através de exposições.



“Procuro intervir na vida das pessoas. Sem discursos. Sem ser invasivo. Sem causar mal-estar. Apenas dividindo o que meu coração enxerga através do olhar pelas objetivas de minha câmera. Em silêncio. Escrevendo com a luz. Foto-grafando.
Mais do que poder registrar e aprisionar cenas de paisagens e pessoas à minha volta, pretendo com minha fotografia cutucar quem a mira. Em certos momentos criando a dúvida sobre o que é, de fato, o objeto retratado. Noutros tentando fazer sentimentos aflorarem no coração de quem a tem em mãos. Assim, uma pétala cheia de viço e ainda molhada pelo orvalho da manhã pode se tornar figura abstrata; ou uma flor já sem vida pode ser modelo digna das luzes do flash; as estruturas de um prédio em obra podem se transformar em mosaico. Tudo é real, esteve lá no momento do click. Mas pode tomar outras feições, despertar sentimentos diversos daquele que rotineiramente seriam percebidos por quem deparasse com aquelas cenas” explica Otto.

Exposições e premiação
1992 - 3º lugar na Primeira Mostra de fotografia da FACHA
1998 - Diversas fotografias publicadas no site Cott@ge Cybercafe
2003 - Fotos publicadas no site do arquiteto Roberto Ungerer
2009 - Fotos para DVD do Instituto Takemusso - SP
2010 - Exposição individual "Capoeira e Fotografia Kunta Kinte", no Hotel Castelinho 38 (Santa Teresa, Rio de Janeiro) - Associação Cultural Kunta Kinte.


Serviço:

Exposição “Olhar Flanador”- Sala José Cândido de Carvalho
Abertura: 25 de maio, às 19h
Visitação: 26 de maio a 21 de junho
Horário: Segunda a sexta-feira (das 9 às 17h)
Gratuito
Local: Sala José Cândido de Carvalho
Endereço: Rua Presidente Pedreira, 98 – Ingá
2621-5050

Testemunhas do fim de uma Era

  Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) ...