segunda-feira, 18 de outubro de 2010

“Noel - Feitiço do Samba” no Centro Cultural Light

Dia 21 de outubro - quinta-feira – GALOCANTÔ faz homenagem ao poeta da Vila




O Grupo Galocantô, é quem sobe ao palco do Centro Cultural Light, no dia 21/10, quinta-feira para prestar sua homenagem a Noel Rosa. Formado por Rodrigo Carvalho, Leo Costinha, Edson Cortes, Lula Matos, Jorge André (todos estes percussão e voz), Pablo Amaral (cavaco e voz) e Marcelo Correia (violão de 7 e voz), essa boa safra de músicos se uniu no final da década de 90, momento em que a Lapa passava por uma estruturação. O grupo nasceu sob a influência de nomes do quilate de Candeia, D. Ivone Lara e Fundo de Quintal, entre outros.

Uma homenagem ao centenário do compositor da Vila
De setembro a dezembro, todas as quintas-feiras


Galocantô é considerado um dos principais grupos de samba da atualidade, foi indicado ao premio da Música Brasileira 2010 - categoria "Melhor Grupo de Samba". O grupo está lançando seu segundo CD "Lirismo do Rio" e vai apresentar ao público um pouco deste repertório, que tem canções inéditas, muitas de autoria dos componentes do Galo. Outras de grandes mestres consagrados. E algumas regravações do fundo do baú. Em comum, a poesia revelada em cada esquina carioca, nas praias, nos bares e nas rodas. Tudo vira samba em "Lirismo do Rio".
Em homegagem a Noel, Galocantô apresentará "Provei", "Palpite Infeliz", "Último Desejo", entre outras.

Para celebrar o centenário de Noel Rosa e interpretar os maiores sucessos do Poeta da Vila, duas gerações do samba brasileiro subirão ao palco do Teatro do Centro Cultural Light, de setembro a dezembro de 2010, no centro do Rio de Janeiro, com uma série de espetáculos musicais no projeto Noel – O Feitiço do Samba.

Entre os convidados do projeto estão Elton Medeiros, Nelson Sargento, Velha Guarda da Vila Isabel, ligados às tradicionais Escolas de Samba, que iniciaram a sua trajetória nas rodas de samba dos morros cariocas freqüentados por Noel. Do outro lado, os sambistas da nova geração que reverenciam a obra do artista e perpetuam a obra em CDs e participações especiais em filmes e musicais, entre eles Pedro Miranda, Marcos Sacramento, Henrique Cazes e Cristina Buarque, Zé Renato, os grupos Anjos da Lua e Batuque de Cozinha.

Serão 14 apresentações, sempre às quintas-feiras, às 12h30, com entrada gratuita, porém as senhas devem ser retiradas a partir das 11h30.

Noel Rosa enfeitiçou o samba. A magia das suas poesias e composições inovou o gênero e tudo o que aconteceria em nossa música nas décadas seguintes teria, de alguma forma, a sua marca. As letras falavam do cotidiano da época, narrando os conflitos sociais, o imaginário político e sentimental, num estilo único, inovador. Sua obra influenciou artistas como Chico Buarque, Paulinho da Viola e Caetano Veloso e continua influenciando artistas brasileiros da nova geração.

"O projeto é patrocinado pela Light e pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura
do Rio de Janeiro”

SERVIÇO: NOEL – O Feitiço do Samba
21/10 – Galocantô
Local: Centro Cultural Light - Av. Marechal Floriano, 168 -Térreo - Centro Rio de Janeiro.Metrô P. Vargas
Tel:2211-4515

QUINTAS – FEIRAS ÀS 12H30
ENTRADA FRANCA

RETIRADA DE SENHAS A PARTIR DAS 11H30
Classificação- livre
Capacidade – 194 lugares
Banheiro e rampa para deficientes

Programação Completa:


21- Galocantô
28 -Henrique Cazes e Cristina Buarque

NOVEMBRO

04- Marcos Sacramento
11 - Arranco de Varsóvia
18 - Elisa Addor
25 – Ana Costa

DEZEMBRO

02 - Anjos da Lua
09 - Batuque de Cozinha
16 - Velha Guarda da Vila Isabel

Testemunhas do fim de uma Era

  Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) ...