terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Como Passar em Concurso Público está em Niterói, no Teatro Abel

O sucesso do G7 chega a Niterói. Como Passar em Concurso Público será apresentado em Niterói até dia 27/02 no Teatro Abel. Na bagagem - mais de 1.000.000 espectadores e muitas gargalhadas.


Quem já não estudou ou conhece alguém que se preparou durante anos para passar em algum concurso público? O drama da corrida por concursos públicos, dos cursinhos preparatórios às provas, virou comédia pelas mãos da companhia brasiliense G7. A peça Como Passar em Concurso Público reestréia em Niterói no Teatro Abel no dia 02 de Fevereiro e fica até o dia 27, com apresentações de sexta a domingo. No palco estão os atores: André Deca, Marcos Davi, Renan Mendes e Similião Aurélio.


A peça conta a história de José Brasil, um “concurseiro” em busca da aprovação. Desde seu nascimento, Zé Brasil é incitado a se tornar um técnico judiciário. O espetáculo transita por todas as etapas que ele enfrenta nessa hercúlea tarefa: a pressão familiar, os momentos de dúvida, a devoção religiosa, todos os obstáculos ultrapassados até alcançar a sua vaga. Zé Brasil precisa aplicar-se para encontrar formas de passar na prova, seja estudando, fraudando ou simplesmente pedindo ajuda a Deus. Mas será que era esse o seu verdadeiro desejo?

O espetáculo pretende revelar o segredo tão almejado por grande parte da população brasileira que sonha passar em um concurso público. Durante o espetáculo são fornecidas 10 valiosas dicas que mostram o caminho da aprovação, como por exemplo: “Se você estiver na dúvida, marque a alternativa correta!”. Porém, a peça debate temas do cotidiano de todos e não apenas as pessoas diretamente relacionadas a concursos, vez que as cenas representam relações familiares, de trabalho, de estudos, enfim, situações que permeiam a vida de todos nós.

Para conhecer a fundo o processo que um aspirante ao cargo público tem que percorrer, os autores da Cia. G7 entraram de cabeça no tema. Visitaram cursinhos e assistiram às aulas, leram livros sobre o assunto, entrevistaram os “concorrentes” e até mesmo prestaram provas. “Aprendemos que o Concurso é como uma religião. Os professores, assim como os pastores, ensinam o caminho e motivam o sujeito para sua chegada ao reino dos céus. Porém, apesar de tudo isso, existe a grande dificuldade, o calvário, a grande provação para a força de vontade”, conta Frederico Braga. A peça já teve aprovação de grandes nomes da área de concursos e de relacionamentos como o juiz federal William Douglas (considerado o papa dos concursos), o escritor Augusto Cury (autor de O Vendedor de Sonhos) e o criador do maior curso preparatório do Brasil o Dr. Luiz Flávio Gomes que patrocina o grupo nacionalmente.





O espetáculo faz rir, mas também propõe uma reflexão sobre nossas escolhas e sonhos. “Passar em concurso público pode até ser fácil, a questão fundamental que se impõe no decorrer da trama não é apenas o segredo, mas também questionar se esta é sua real vocação”, afirma Felipe Gracindo. Afinal, como os próprios atores afirmam ao final do espetáculo, “Se o seu objetivo é fazer concurso público, faça. Senão, reflita. O importante é seguir seus sonhos e ser feliz”.


Serviço:

Espetáculo: Como Passar em Concurso Público
Elenco: André Deca, Marcos Davi, Renan Mendes e Similião Aurélio
Texto: G7 Cia Teatral
Teatro: Abel
Endereço: Rua Mário Alves, nº 02 – Icaraí – Niterói – RJ
Telefone de Informações: 2195-9800
Classificação: 12 anos
Temporada: 02 a 27 de Fevereiro
Horários: sextas e sábados às 21h, domingos às 20h
Valor: R$50,00 (cinqüenta reais) sextas, e R$60,00 (sessenta reais) sábados e domingos.

Testemunhas do fim de uma Era

  Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) ...