sexta-feira, 20 de abril de 2018

Sarau das Artes, dia 24, na varanda da Reitoria da UFF


A varanda da Reitoria da UFF é poesia pura! Lá acontece o Sarau de Artes, cuja proposta é reunir convidados e público, a cada edição, em torno de um tema. Os saraus, que acontecem todos os meses, são sempre temáticos e, neste mês, o tema será o Brasil: A Margem. O patrono in memorian, associado a este tema é o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, e a poetisa homenageada é a professora, escritora e poetisa, Maria Helena Latini.

Segundo o curador Gilberto Gouma, a ideia é ter um amplo painel, com múltiplas expressões artísticas em torno da poesia: falada, escrita, imagética, performatizada, cantada, dançada para que o público fique imerso nas sensações que a Poesia estimula, proporcionando momentos de evasão e reflexão.


Sobre o patrono: João Cabral de Melo Neto

O pernambucano João Cabral de Melo Neto enveredou para os caminhos da poesia desde sua juventude. Aos 22 anos, após ser dispensado de sua convocação para servir à Força Expedicionária Brasileira no Rio de Janeiro, ele decidiu permanecer na cidade, onde viria a conhecer pessoalmente outros grandes nomes da literatura nacional como Murilo Mendes e Carlos Drummond de Andrade. Ainda em 1942 ele publicou sua primeira coletânea de poemas chamada “Pedra do Sono”.  Poucos anos depois o poeta ingressou no Itamaraty e sua atividade literária passou a partilhar do tempo de suas atribuições diplomáticas em outros países. Ainda no exterior ele publicou sua principal obra “Morte e Vida Severina” (1956) e ingressou na Academia Brasileira de Letras (1969). O poeta regressou ao país em 1987 após ter sido nomeado cônsul-geral da cidade do Porto, em Portugal. João Cabral de Melo Neto faleceu em 1999, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de uma ataque cardíaco. Suas obras colecionam reconhecimento e várias premiações, como os Prêmios Jabuti de 1967 e 1993 e o Prêmio Camoẽs de 1990.

Homenageada: Maria Helena Latini

Professora, escritora e poetisa, Maria Helena Latini nasceu em São Gonçalo, migrou para o Rio de Janeiro logo na infância, e em seguida para Niterói, onde vive até hoje. Graduada em Letras e pós-graduada em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense, participou das antologias "Água Escondida" (1994): "Urbana" (2001); "Poesia Sempre" (2006); "Communità Italiana" (2006); e "Antologia Digital Saciedade dos Poetas Vivos" (2009 e 2013). Publicou "Roteiros de Vida" (1991); "Ângela e Antônio" (1992); "Fio de Prumo" (2006) e escreveu com Wanda Monteiro "Duas mulheres entardecendo" (2015). Para o teatro escreveu os roteiros de "Dois Monólogos Entrelaçados" (2012), encenado na Casa de Cultura Leila Diniz, em Niterói; "Afro-poemas" (2013) e "O que é Poesia" (2014), encenados no SESC-Niterói.






SERVIÇO:

Sarau das Artes

24 de abril - 18h

O Sarau das Artes de abril homenageia a poeta Maria Helena Latini e tem como patrono o ícone João Cabral de Melo Neto
Curadoria - Gilberto Gouma, Pierre Crapez e Wanda Monteiro
Participantes - Carla Erhardt, Laffayete Alvares Jr., Filipe da Mata, Jorge Piri, Louise Hug, André Rangel e Zé Neto, entre outros.
Patrono - João Cabral de Melo Neto / Homenageada - Maria Helena Latini

Local: Varanda do Centro de Artes UFF
 (Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói, RJ)
Entrada gratuita

Testemunhas do fim de uma Era

  Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) ...