quinta-feira, 3 de março de 2011

'Comédia em pé' estréia dia 11 no Teatro Abel



“Comédia em Pé” é um espetáculo de humor despojado, que reúne um bando de sujeitos engraçados, e com cara-de-pau suficiente para se apresentar sem o apoio de maquiagem, figurino, luz ou atores coadjuvantes. São humoristas que atuam de pé, diante da platéia, na companhia apenas do microfone e do seu texto. Um material (é assim que os praticantes desse gênero de espetáculo se referem ao texto), escrito pelos próprios comediantes, explorando os aspectos mais inusitados e – claro! – engraçados da vida. Aquelas situações pelas quais todo mundo passa, só que filtradas por um olhar muito bem humorado, que enxerga o que há de mais hilário no cotidiano.

Formado por cinco comediantes cariocas e seus convidados, o grupo trouxe para o Rio de Janeiro o Stand Up Comedy, um formato de pocket show que se consagrou nos Estados Unidos, e que hoje faz rir platéias de teatros, bares, casas noturnas e cafés-concerto espalhados por todo o mundo.

Um espetáculo leve, ágil, centrado na capacidade de observação, na inteligência do texto e na habilidade de fazer rir. Uma experiência que se modifica a cada apresentação, incluindo sempre novos textos, novas sacadas, novas oportunidades de dar uma boa gargalhada.

Inovação: primeiro grupo de stand up a ser formado no Brasil, também é o responsável pela primeira apresentação em grande casa de espetáculo (Canecão PETROBRAS em 7/7/2008) e é o primeiro grupo a lançar DVD do gênero no país. Além de ter aberto o projeto UCI Live onde, também pela primeira vez no Brasil, um espetáculo teatral é apresentado numa sala de cinema, no lugar de um filme... e o sucesso foi tão grande que a temporada se prorrogou e seguiu para São Paulo, Bahia, Paraná, Ceará, Pernambuco entre outros estados.

Uma atração à parte é o MICO ABERTO, momento do espetáculo em que um comediante iniciante, selecionado por inscrição prévia, é convidado a se “arriscar”, apresentando-se por três minutos. Deste “mico” já surgiram novos humoristas, que hoje se apresentam e se aperfeiçoam no gênero Brasil afora. A seleção é feita por envio de textos por e-mail.

Também é praxe do “Comédia em Pé” receber a visita de colegas de outra cidade ou grupo, que sobem ao palco para uma “canja”. Já passaram por lá Chico Anysio, Chico Caruso; Márcio Libar; Odete D’Amico (Casseta e Planeta); a dupla Marcius Melhem e Leandro Hassum (Nós na Fita); Heloisa Perrissè, Bruno Mazzeo; Nizo Neto; Bruno Motta; Suzana Pires; Regiana Antoninni; os integrantes do Clube da Comédia Stand Up/SP Oscar Filho, Marcelo Mansfield, Rafinha Bastos e Marcela Leal; e do Comédia Ao Vivo: Dani Calabresa; Fabio Rabin, Marcelo Adnet e Danilo Gentili; Maurício Menezes (Plantão de Notícias); entre outros.

O grupo está em cartaz no Rio de Janeiro desde janeiro de 2007, passando pelos seguintes locais: Espaço Rogério Cardoso (Casa de Cultura Laura Alvim); UCI Cinemas (New York City Center/RJ), que para as apresentações do “COMÉDIA EM PÉ” foram transformados em “café-teatro”, com show de jazz na abertura e Teatro dos Grandes Atores, Teatro das Artes (Shopping da Gávea), Teatro Miguel Falabella (Norte Shopping) e no CANECÃO PETROBRAS (7/9/08 RJ), entre outros. Tournée no UCI Cinemas (RJ, SP, BA, PR, PE, CE), com temporadas lotadas em todos os dias.


SERVIÇO:

COMÉDIA EM PÉ . Texto, direção e atuação: Claudio Torres Gonzaga, Fábio Porchat, Fernando Caruso, Léo Lins e Paulo Carvalho. Os humoristas fazem piada com tipos e situações do dia-a-dia e narra toda semana, fatos hilariantes dos mais variados temas. A cada apresentação, novos assuntos recheados de humor, ironia e sarcasmos próprios da comédia stand up.

Elenco: Fernando Caruso, Fábio Porchat, Cláudio Torres Gonzaga, Léo Lins e Paulo Carvalho.
Local: Teatro ABEL
Telefone: (21) 2195-9800
Datas: 11 a 27 de Março
Sexta e sábados 21h, domingos 20h
Valor: R$60,00 (sessenta reais) todos os dias
Classificação: 14 anos

Testemunhas do fim de uma Era

  Estamos assistindo ao fim de uma geração que não tem substitutos à altura Vi um comentário do jornalista e crítico Mauro Ferreira (G1) ...